Vem aí um espaço totalmente online para aprendizado náutico com especialistas de todo o Brasil. Fique Ligado!

Marinha realiza monitoramento ambiental na Baía de Guanabara (RJ)

Resumo | Linha Fina do conteudo

Ver resumo
A Marinha do Brasil realizou na Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, um monitoramento radiológico ambiental. A ação foi feita pela Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade no porta-aviões ‘USS George Washington’. Leia a matéria!

A Marinha do Brasil realizou na Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, um monitoramento radiológico ambiental. A ação foi feita pela Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade na última segunda-feira (20). O objetivo é manter segurança radiológica na costa brasileira, com medição do ar e na água.

Marinha realiza monitoramento ambiental na Baía de Guanabara (RJ)

Foto: Divulgação/Marinha 

A operação “Southern Seas” (Mares do Sul) foi feita pelo Navio Aeródromo com Propulsão Nuclear. O porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos é chamado de USS George Washington.

Além da medição de radiação no ar e na água, a ação também avalia os sedimentos marinhos da Baía de Guanabara. Essas atividades começaram anteriormente à chegada do navio e continuarão até o dia após a sua partida para saber se houve algum impacto do navio no mar.

Além do monitoramento ambiental, estão sendo realizadas medições radiológicas nos tripulantes licenciados, bem como nos materiais, lixos e águas servidas retirados do navio. “Esse protocolo, supervisionado pela Secretaria visa garantir a segurança radiológica no meio ambiente do entorno das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói”, afirmou o almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar.

 

Porta-aviões ‘USS George Washington’

Marinha realiza monitoramento ambiental na Baía de Guanabara (RJ)

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O USS George Washington foi lançado em 1990 e possui 333 metros de comprimento e é equipado com dois reatores nucleares, motores a diesel e turbinas a vapor.

A embarcação tem capacidade para transportar seis mil pessoas e 90 aeronaves, incluindo aviões e helicópteros. É a segunda vez que ele vem ao Brasil, a primeira foi em outra edição da operação realizada em 2015. Membros da Marinha brasileira estarão a bordo do navio como parte da equipe internacional.

 

 

Confira outras Noticias relacionadas

Sea-Doo lança RXP-X Senna 350, edição limitada com 350 hp inspirada em Ayrton Senna

Modelo desenvolvido em parceria com a Senna Brand terá apenas 1.991 unidades produzidas e estreia novo motor Rotax 1630 ACE de 350 hp.

Summit Economia Azul reúne setor marítimo em Salvador para discutir oportunidades da Economia do Mar

Fórum será realizado nos dias 18 e 19 de agosto, no Contermas, e coloca em pauta temas como portos, logística, indústria naval, turismo náutico, offshore, inovação e qualificação profissional.

Compre Náutica visita a Personal Boat e mostra bastidores da fábrica de vidros náuticos

Da modelagem ao corte, laminação e inspeção, conheça as etapas por trás dos vidros sob medida que equipam embarcações no Brasil e no exterior.

Iate de luxo de R$ 48 milhões afunda quatro dias após ser entregue ao proprietário na Itália

O Angiola II, de quase 30 metros, naufragou na costa da Sardenha com 14 pessoas a bordo; ninguém ficou ferido e a causa do acidente ainda é investigada.

Iate de Mark Zuckerberg é acusado de não ajudar barco à deriva no Alasca

Iate Launchpad estava próximo de uma pequena embarcação que ficou sem combustível; tripulação de outro navio acabou realizando o resgate.