
O Museu do Mar Aleixo Belov, de Salvador (BA), participa do 22º International Congress of Maritime Museums (ICMM), realizado em Sydney, na Austrália, até esta sexta-feira (18). O encontro reúne representantes de museus e instituições marítimas de diferentes países para discutir os desafios, as transformações e os caminhos para o futuro da preservação da história e da cultura do mar.
A presença brasileira no congresso reforça a atuação internacional do Museu do Mar Aleixo Belov e coloca em evidência uma instituição dedicada à valorização da relação entre o Brasil e o oceano.
Museu do Mar Aleixo Belov participa de painel sobre liderança
A diretora executiva da Fundação Aleixo Belov, Larissa Nabuco, participou da abertura do congresso na segunda-feira (14), ao lado de representantes de instituições da Finlândia, China, Ucrânia e Hong Kong.
Durante a programação, Larissa também participa do painel “Courageous Leadership”, dedicado a discutir experiências de liderança e gestão em instituições ligadas ao patrimônio marítimo.
No encontro, ela apresenta a trajetória de fortalecimento institucional desenvolvida pelo Museu do Mar Aleixo Belov, abordando temas como governança, formação de equipes, desenvolvimento de parcerias, projetos educativos e cultura oceânica.
Experiência no mar contribui para atuação internacional
Oceanógrafa e pesquisadora, Larissa Nabuco possui experiência em expedições realizadas no Ártico e na Antártica e participou, ao lado de Aleixo Belov, da travessia da Passagem Noroeste, uma das rotas marítimas mais desafiadoras do planeta.
Essa vivência no ambiente oceânico também se conecta à proposta de aproximar o público da história das grandes navegações, das expedições e da relação da sociedade com os oceanos.
A atuação da instituição vai além da preservação de objetos e registros históricos. O museu também desenvolve iniciativas voltadas à educação, conhecimento e conscientização sobre o ambiente marinho, contribuindo para ampliar a chamada cultura oceânica.
Presença internacional do museu baiano
A participação no congresso de Sydney amplia uma trajetória recente de inserção internacional do Museu do Mar Aleixo Belov.
Em 2025, a instituição esteve em Valparaíso, no Chile, em um encontro de museus marítimos da América Latina e do Caribe promovido pelo ICMM.
Já em 2026, o museu baiano foi selecionado entre seis instituições de diferentes partes do mundo — sendo a única representante da América do Sul — para a segunda fase do programa Global Maritime Histories.
A iniciativa prevê o desenvolvimento da Rede do Atlântico Sul para a Cultura Oceânica, conectando museus e organizações culturais em torno de temas como memória marítima, educação e conhecimento sobre o oceano.
Museu do Mar Aleixo Belov fortalece a cultura marítima brasileira
A participação brasileira no ICMM evidencia como os museus marítimos vêm ampliando seu papel na preservação do patrimônio e também na construção de conhecimento sobre os oceanos.
Em Salvador, o Museu do Mar Aleixo Belov atua justamente nessa conexão entre história, navegação, educação e cultura oceânica, valorizando a trajetória de navegadores e a importância do mar para a formação cultural e econômica do Brasil.
A presença da instituição em um congresso internacional em Sydney representa, assim, mais um passo na internacionalização das iniciativas desenvolvidas na Bahia e na aproximação do Brasil com uma rede global de instituições dedicadas à memória e à cultura marítima.
Leia também na Nautinews: Museu do Mar Aleixo Belov representa Salvador em congresso internacional de museus marítimos na Austrália
Buscando uma embarcação para aproveitar o melhor do mundo náutico? Encontre aqui!
Veja também
- Ross Mariner chega ao São Paulo Boat Show 2026 com novos modelos e expansão da produção
- Coral 26 ganha nova configuração e chega ao São Paulo Boat Show 2026 com tecnologia de joystick
- Sessa Marine destaca evolução da linha Flybridge no São Paulo Boat Show 2026
- NX Boats apresenta NX62 Design by Pininfarina no São Paulo Boat Show 2026





