Vem aí um espaço totalmente online para aprendizado náutico com especialistas de todo o Brasil. Fique Ligado!

Semana Internacional de Vela de Ilhabela retorna com Regata Mitsubishi

Resumo | Linha Fina do conteudo

Ver resumo
As regatas da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval foram retomadas nesta terça-feira (23) após um day off. Saiba mais na matéria!

As regatas da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval foram retomadas nesta terça-feira (23) após um day off. Como já é tradicional, as tripulações sempre ganham uma folga após a prova de abertura, que foi a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e a Toque-Toque, ambas de longo percurso e realizadas no domingo (21).

veleiro ao lado de ponto turistico de ilhabela

Neto Ilhabela | FOTOP

E a disputa foi a Regata Mitsubishi – Eduardo Souza Ramos para as classes ORC, BRA-RGS, Clássicos, RGS Cruiser e C-30. Mais uma vez o vento fraco testou o preparo e a paciência dos 100 barcos inscritos no maior evento da modalidade oceano na América Latina.

A comissão montou as boias no Canal de São Sebastião, bem na frente do Yacht Club de Ilhabela (YCI). A instabilidade dos ventos e da correnteza é uma característica da SIVI Daycoval. Como diz Cuca Sodré, organizador técnico do evento, é o prato que tinha para comer.

Pessoas em veleiro em Ilhabela

Neto Ilhabela | FOTOP

''Pelo cenário muito difícil, conseguimos fazer regatas para todas as classes. Foi um dia difícil de vento. Muita correnteza de norte para o sul, que atrapalhava a largada. Eram as condições que a gente tinha'', destaca o diretor de prova Cuca Sodré.

''É uma característica da SIVI Daycoval. Estamos em julho com frente fria. Temos previsão de entrar frente fria quinta-feira à noite para sexta-feira. Vai esfriar de novo, vai ventar forte de novo. A previsão de quarta-feira é de leste. É uma semana onde tudo acontece.''

Na raia, os capixabas do +Bravíssimo (Luciano Secchin) novamente brilharam e seguem com 100% de aproveitamento na ORC geral, considerada a classe mais forte tecnicamente da SIVI Daycoval. O veleiro do Iate Clube do Espírito venceu a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e a Regata Mitsubishi. O Mago (José Bartolucci) chegou em segundo e o Lucky Alforria (Reginaldo Costa) em terceiro.

foto inclinada de veleiro com velejadores em ilhabela

Neto Ilhabela | FOTOP

''Anteontem levamos a regata Alcatrazes por Boreste. É uma regata sempre dura. A equipe estava treinada, focada. Com um pouco de sorte e muita técnica, na popa e na proa, tivemos esse resultado favorável. Foi muito legal. Foco e treino. Preparo do barco. Um conjunto de coisas que leva a um resultado favorável'', disse Alexandre Arantes, do +Bravíssimo.

A equipe capixaba lidera o campeonato, seguida pelos argentinos do Mago (José Bartolucci) e dos uruguaios do Albariño (Marcelo Cipolina).

Na classe BRA-RGS, o barco Pangea (Jorge Carneiro) cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com tempo corrigido. Na sequência, Tanuki (Rafael Terentin) e Zeus (Paulo Moura) completaram o pódio da Regata Mitsubishi.

''Estamos indo bem. Fomos bem em Alcatrazes, hoje também. A gente vai bem com vento fraco, porque o barco é leve'', contou Fernando Brecheret, que é neto do renomado escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret. O artista fez o famoso Monumento às Bandeiras, mais conhecido como Empurra-Empurra ou Deixa-Que-Eu-Empurro, que fica na frente do Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

O Clássicos teve como vencedor o barco de 40 pés Pepa XIX (Manfred Kaufmann Jr). O Vendetta (André Gick) e o Kamehameha (Alberto Kunath) terminaram a regata na segunda e terceira colocações, respectivamente.

''Tivemos uma largada muito boa, porque o pessoal se atrasou. Acabamos largando já na frente e aproveitamos bem a maré para subir até a laje dos Moleques, que foi o percurso que a gente fez. Já colocamos a vantagem necessária para compensar o tempo em relação aos barcos maiores'', avaliou o atleta olímpico e comandante do Pepa XIX. Manfred Jr disputou a Olimpíada de Moscou 1980 na Flying Dutchman.

No RGS Cruiser, a vitória foi do barco argentino Náutico II (Frederico Grunewald). O BL3 Urca (Clauberto Andrade) ficou em segundo e o Pegasus (Lucas Azambuja) em terceiro.

foto de veleiro no mar em ilhabela

Neto Ilhabela | FOTOP

Já na classe C-30, a única One design do calendário da SIVI Daycoval, a comissão fez duas provas na mesma raia. O barco Relaxa (Tomas Mangabeira) foi o primeiro a chegar na Regata Mitsubishi, seguido por Tonka (Demian Pons) e Bravo (Jorge Martinez).

A liderança foi para as mãos do Tonka, que conta com Robert Scheidt na equipe.

A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela continua nesta quarta-feira (24) com mais regatas em Ilhabela (SP). No final do dia, às 17h, haverá a premiação dos vencedores das regatas Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil e Toque-Toque.

 

Confira outras Noticias relacionadas

Real Powerboats lança a Real 38 Cabriolet nos 40 anos da marca

Estaleiro carioca celebra 40 anos de mercado com a apresentação dos novos modelos Real 37 Cabriolet e Real 38 Cabriolet, que unem desempenho, tecnologia e novas propostas de navegação.

Temperatura dos oceanos bate recorde em julho de 2026; entenda os impactos para o planeta

Superfície do mar nos oceanos fora das regiões polares atingiu média de 20,96°C em julho, segundo o Copernicus; aquecimento também foi observado no Atlântico e no Mediterrâneo.

O que são Cracas e como o ultrassom pode preveni-las?

Quem tem uma embarcação sabe: os cuidados com o casco vão muito além de uma questão estética. E se existisse uma forma de prevenir o problema das incrustações marinhas, em vez de simplesmente tratá-lo depois que ele já aconteceu?

Marinha realiza primeira Feira de Profissões no Rio de Janeiro; saiba como participar

Evento gratuito será realizado em 11 de setembro, na Escola Naval, e apresentará 20 formas de ingresso e oportunidades de carreira na Marinha do Brasil.

Motor de popa elétrico: como funciona, vantagens e como escolher

Motor de popa elétrico ganha espaço entre pescadores e navegadores que buscam uma navegação mais silenciosa, eficiente e prática, mas a escolha exige atenção à potência, bateria, autonomia e ao tipo de embarcação.