s

Segmento Náutico - Um Oceano de Possibilidades

16 de maio, 2021

O segmento náutico é um oceano de possibilidades para inovação, fonte de inspiração e de oportunidades para o design.O Brasil representa um dos maiores potenciais náuticos do mundo para a prática de esporte e lazer, possuindo 7.480km de costa ao longo de 17 estados que, contabilizados a rios e lagos, somam mais de 32.500km navegáveis. 

Foto: NHD Boats - Balneário Camboriú 

Apesar do impacto causado pela pandemia de COVID-19, o mercado náutico cresceu cerca de 30% nas vendas em um ano, afirma Marco Schmidt designer da NHD Boats. Com este aumento repentino da demanda do segmento, resultou na escassez da oferta de novas embarcações, embarcações usadas, acessórios e prestação de serviços em todo o território nacional.

O segmento náutico abrange empresas de atividades bem distintas. Os estaleiros são os mais popularmente conhecidos, onde se produzem as embarcações. Além deles, existem empresas ligadas à manutenção, venda de peças, venda de acessórios, reformas, guarda, conservação e entre outros serviços prestados indiretamente. Ou seja, uma cadeia de geração de emprego e renda. 

As empresas do segmento náutico tem implementado engenharia de processos cada vez mais robustas com o intuito de melhorar a qualidade dos produtos e processos. Isso tudo contribui com a normalização e padronização técnica tanto da comercialização quanto da fabricação de embarcações. A normalização dos barcos promove a diminuição das barreiras internacionais, assim nossa indústria têm alçado vôos cada vez maiores.

Independente do crescimento reconhecido no último ano, o mercado náutico no Brasil possui alguns desafios ligados às etapas de produção e comercialização dos barcos. Um dos maiores desafios é a escassez de mão de obra, por exigir conhecimentos específicos é difícil achar profissionais capacitados e muitas empresas apostam na qualificação do funcionário.


A capacitação dos profissionais que atuam ou querem atuar no segmento náutico, é uma necessidade indispensável para o crescimento do mercado náutico. 

Apesar de todas essas vantagens, o segmento ainda é bastante restrito no país, fator que deve ser visto como potencial de expansão a ser explorado. As empresas que atuam nesse segmento precisam se manter constantemente competitivas, as altas demandas exigem características específicas em produtos para cada nicho de mercado. 

Uma solução para esses obstáculos é a capacitação dos profissionais que atuam ou querem atuar no segmento náutico, essa é uma necessidade indispensável para o crescimento do mercado. O potencial para empreender é amplo, alimentado de oportunidades de atuação em todos os nichos do segmento náutico. Uma das necessidades é desenvolver um perfil comercial capaz de empreender neste mercado ou uma qualificação específica para cada nicho de atuação.

Novos consumidores entram nesse mercado para ter mais qualidade de vida,  procurando lazer e bem-estar ao lado da família e amigos. O público está a cada dia mais exigente, buscando produtos diferenciados e soluções de usabilidade mais versáteis, desta forma todo o mercado nacional tende a crescer e se destacar conquistando seu espaço de destaque internacional.

Redação: Alice Ferreira e equipe Workead 

Notícias anteriores

Conheça a compacta premium 190 Pro Series: lançamento da Ross Mariner

O estaleiro em ascensão no mercado náutico, Ross Mariner, acaba de lançar a compacta premium: 190 Pro Series. A embarcação é o upgrade da...

9 de abril, 2024
Conheça a compacta premium 190 Pro Series: lançamento da Ross Mariner
Roxy Marine terá jet elétrico em sua estreia no Rio Boat Show

A Roxy Marine, empresa de cotas náuticas, estreia no Rio Boat Show 2024 com um jet elétrico exposto em seu estande. Lançado neste ano, o Ventura Orca Performa...

9 de abril, 2024
Roxy Marine terá jet elétrico em sua estreia no Rio Boat Show
Tomás Knebelkamp: do vôlei ao jet

*Matéria veiculada na revista A Arte de Navegar.  Uma entrevista descontraída com quem encontrou um caminho no turismo náutico. Foto: Acervo p...

8 de abril, 2024
Tomás Knebelkamp: do vôlei ao jet

Conhecimento náutico nunca é demais!

Ver mais
9 de novembro, 2023
Qual é a diferença entre Milha Náutica e Milha Terrestre?
Qual é a diferença entre Milha Náutica e Milha Terrestre?

Quando se trata de navegação, é fundamental entender a diferença entre milhas náuticas e milhas terrestres.  Milha Náutica Uma milha náutica é uma unidade de ...

30 de outubro, 2023
Enjoo em alto mar: como prevenir e lidar com ele a bordo
Enjoo em alto mar: como prevenir e lidar com ele a bordo

Quem já enfrentou o enjoo em alto mar sabe como ele pode transformar um passeio agradável em uma experiência desconfortável. No entanto, existem maneiras de prevenir e combater esse problema de forma ef...

Newsletter Compre Náutica

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo náutico.