Vem aí um espaço totalmente online para aprendizado náutico com especialistas de todo o Brasil. Fique Ligado!

Paul Watson Deixa Prisão na Groenlândia Após Cinco Meses

Resumo | Linha Fina do conteudo

Ver resumo
O ativista canadense Paul Watson, fundador de ONGs como Greenpeace e Sea Shepherd, foi libertado nesta terça-feira (17) após passar cinco meses preso na Groenlândia.

Paul Watson Deixa Prisão na Groenlândia Após Cinco Meses

Foto: Reuters

O ativista canadense Paul Watson, fundador de ONGs como Greenpeace e Sea Shepherd, foi libertado nesta terça-feira (17) após passar cinco meses preso na Groenlândia. Watson estava detido desde julho em Nuuk, capital da ilha, por acusações do Japão relacionadas a um incidente de 2010 com um navio baleeiro no Oceano Antártico.

A soltura ocorreu depois que o Ministério da Justiça da Dinamarca negou o pedido de extradição feito pelo Japão, justificando a decisão pela "natureza e antiguidade do caso" e pela incerteza de que o tempo de prisão seria descontado em uma eventual pena. Peter Hummelgaard, ministro da Justiça dinamarquês, destacou que era essencial garantir que o período de detenção de Watson fosse levado em conta.

Watson, conhecido por suas ações diretas contra a pesca comercial de baleias, comemorou a decisão e afirmou estar aliviado por poder voltar para casa. “Às vezes, ir para a prisão é necessário para defender seu ponto de vista. Essa foi mais uma oportunidade de chamar atenção para a caça ilegal de baleias”, disse ele.

Durante a prisão, Watson enfrentou restrições, como acesso limitado a medicações e contato reduzido com a família. Apesar disso, recebeu grande apoio internacional, com mais de 4 mil cartas de solidariedade, incluindo algumas do Japão.

O governo japonês lamentou a recusa da extradição e declarou que continuará lidando com o caso conforme as leis internacionais. Enquanto isso, a defesa de Watson busca anular o alerta vermelho da Interpol e o mandado de prisão japonês para evitar novos incidentes.

Aos 74 anos, Watson declarou estar ansioso para reencontrar seus filhos e retomar suas atividades de proteção às baleias. “O apoio aqui na Groenlândia foi incrível”, afirmou ele, agradecendo às mensagens de apoio recebidas de todo o mundo.

Confira outras Noticias relacionadas

Real 45 Fly: lancha de 45 pés aposta na propulsão pé de galinha e amplia as possibilidades de navegação

Apresentada pela Real Powerboats no São Paulo Boat Show 2026, embarcação combina soluções de conforto, espaços gourmet e uma configuração de propulsão voltada a um público que busca alternativas para navegar e manter o barco na água.

Sessa F48 estreia visual renovado, T-Top e nova opção de motorização 

Um dos destaques da Sessa Marine no São Paulo Boat Show 2026, a F48 mantém a essência da consagrada linha Fly, mas recebe uma atualização que vai muito além da estética.

Real 45 Luxury supera expectativas e tem produção comprometida até 2027

Lançada pela Real Powerboats no São Paulo Boat Show 2026, a Real 45 Luxury teve forte procura e já está com a produção comprometida até setembro de 2027.

“100 Dias” leva a travessia de Amyr Klink aos cinemas com boa atuação de Filipe Bragança

Dirigido por Carlos Saldanha, longa transforma a histórica travessia do Atlântico Sul em uma aventura cinematográfica, mas poderia explorar com mais profundidade os conflitos e a experiência do navegador.

Intermarine apresenta a 25M, maior embarcação do São Paulo Boat Show 2026, e anuncia a Casa Intermarine

Modelo de 25 metros será visto pelo público pela primeira vez. Casa Intermarine inaugura um novo espaço em São Paulo e apresenta colaborações com marcas brasileiras de design e lifestyle.