s

O mercado de embarcações seminovas de esporte e recreio durante e pós pandemia

20 de julho, 2021

O mercado de seminovos é a bola da vez!

A demanda de seminovos aumentou e valorizou, criando oportunidades para toda a cadeia que gira em torno deste nicho.

 

Vivemos um período inédito e sem precedentes no mercado náutico. No passado, aproximadamente entre 2008 e 2012, houve sim, o aumento da demanda de produtos náuticos no Brasil; isso inclui brinquedos náuticos, barcos, caiaques, jet-skis, entre outros. Porém, vivemos um período durante e pós pandemia que fez com que muitas pessoas questionassem a vida e a fragilidade dela.

Curiosamente, o mercado náutico foi muito beneficiado com a COVID-19, pois houve um aumento exponencial da demanda por embarcações que superam todas as projeções de crescimento de mercado planejadas pelas empresas construtoras. Talvez, devido a muitos clientes terem visto que jamais poderiam usufruir de seus sonhos, se caso o pior acontecesse em suas vidas, ou por simplesmente o dinheiro não render parado em bancos. Não importa o motivo, o fato é que não existem embarcações novas e motores novos disponíveis à pronta entrega.

Estaleiros sofrem com falta de matéria prima para manufratura e falta de motores à pronta entrega. Na foto NH280 com parelha de motor de popa. 

 

O aumento da demanda foi tão exponencial que, rapidamente, os estoques de novos esgotaram e os fabricantes não conseguem atender a demanda por diferentes motivos; sendo alguns deles, a ausência de matéria prima para a manufatura ou fábricas trabalhando com a metade da demanda de funcionários por conta das restrições obrigatórias da pandemia. Mas, e agora? O mercado de seminovos é a bola da vez!
Imagine você querer usufruir de um barco e não ter onde comprar... Com isso, a demanda de seminovos aumentou e valorizou, criando oportunidades para toda a cadeia que gira em torno deste nicho.
 

Setores que envolvem manutenção, reformas, transportes, regularização e diversos apoios náuticos ganharam uma nova chance de crescer e amadurecer. Para ter um barco personalizado e seguro, as embarcações mais antigas começaram a receber melhorias estéticas e construtivas para aumentar a performance e melhorar a interação das pessoas à bordo. E agora, mais uma vez, o cenário demonstra uma escassez de profissionais especializados para todo e qualquer tipo de serviços náuticos.


Para reformar uma embarcação mais antiga é muito provável que o proprietário da mesma deva entrar em uma fila de 6 meses. Para arrumar o motor de uma lancha, o cliente deve esperar de 2 a 3 meses, e assim por diante.
O mercado é um oceano de oportunidades que requer profissionais especializados e preparados, pois uma embarcação carrega vidas à bordo e o que é para ser um dia de lazer, aos cuidados negligenciados, pode se tornar uma verdadeira tragédia.

Foto: Profissional qualificado - Fábrica NHD Boats

Dica: busque sempre profissionais experientes ou com conhecimento aprofundado no assunto. Não coloque sua vida na mão de pessoas sem nenhum ou com o mínimo de conhecimento para fazer alteração em sua embarcação, pois se tem um ditado popular verdadeiro é aquele que diz: “o barato sai caro, sempre”.

 

REDAÇÃO: Marco Schmidt, professor e sócio proprietário da Workead Cursos

250

Notícias anteriores

Schaefer Yachts amplia a linha V com modelo de 44 pés

Schaefer V44 será exposto pela primeira vez em água no Rio Boat Show 2024 Foto: Divulgação No último dia 5, o estaleiro Schaefer Yacht...

23 de abril, 2024
Schaefer Yachts amplia a linha V com modelo de 44 pés
Rio Boat Show terá novidades em lanchas de entrada a partir de R$ 139 mil

O Rio Boat Show, maior evento náutico outdoor da América Latina, de 28 de abril a 5 de maio, já tem diversas atrações confirmadas, que vã...

19 de abril, 2024
Rio Boat Show terá novidades em lanchas de entrada a partir de R$ 139 mil
Conheça a compacta premium 190 Pro Series: lançamento da Ross Mariner

O estaleiro em ascensão no mercado náutico, Ross Mariner, acaba de lançar a compacta premium: 190 Pro Series. A embarcação é o upgrade da...

9 de abril, 2024
Conheça a compacta premium 190 Pro Series: lançamento da Ross Mariner

Conhecimento náutico nunca é demais!

Ver mais
9 de novembro, 2023
Qual é a diferença entre Milha Náutica e Milha Terrestre?
Qual é a diferença entre Milha Náutica e Milha Terrestre?

Quando se trata de navegação, é fundamental entender a diferença entre milhas náuticas e milhas terrestres.  Milha Náutica Uma milha náutica é uma unidade de ...

30 de outubro, 2023
Enjoo em alto mar: como prevenir e lidar com ele a bordo
Enjoo em alto mar: como prevenir e lidar com ele a bordo

Quem já enfrentou o enjoo em alto mar sabe como ele pode transformar um passeio agradável em uma experiência desconfortável. No entanto, existem maneiras de prevenir e combater esse problema de forma ef...

Newsletter Compre Náutica

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo náutico.