O mercado de embarcações seminovas de esporte e recreio durante e pós pandemia
A demanda de seminovos aumentou e valorizou, criando oportunidades para toda a cadeia que gira em torno deste nicho.
Vivemos um período inédito e sem precedentes no mercado náutico. No passado, aproximadamente entre 2008 e 2012, houve sim, o aumento da demanda de produtos náuticos no Brasil; isso inclui brinquedos náuticos, barcos, caiaques, jet-skis, entre outros. Porém, vivemos um período durante e pós pandemia que fez com que muitas pessoas questionassem a vida e a fragilidade dela.
Curiosamente, o mercado náutico foi muito beneficiado com a COVID-19, pois houve um aumento exponencial da demanda por embarcações que superam todas as projeções de crescimento de mercado planejadas pelas empresas construtoras. Talvez, devido a muitos clientes terem visto que jamais poderiam usufruir de seus sonhos, se caso o pior acontecesse em suas vidas, ou por simplesmente o dinheiro não render parado em bancos. Não importa o motivo, o fato é que não existem embarcações novas e motores novos disponíveis à pronta entrega.
Estaleiros sofrem com falta de matéria prima para manufratura e falta de motores à pronta entrega. Na foto NH280 com parelha de motor de popa.
O aumento da demanda foi tão exponencial que, rapidamente, os estoques de novos esgotaram e os fabricantes não conseguem atender a demanda por diferentes motivos; sendo alguns deles, a ausência de matéria prima para a manufatura ou fábricas trabalhando com a metade da demanda de funcionários por conta das restrições obrigatórias da pandemia. Mas, e agora? O mercado de seminovos é a bola da vez!
Imagine você querer usufruir de um barco e não ter onde comprar... Com isso, a demanda de seminovos aumentou e valorizou, criando oportunidades para toda a cadeia que gira em torno deste nicho.
Setores que envolvem manutenção, reformas, transportes, regularização e diversos apoios náuticos ganharam uma nova chance de crescer e amadurecer. Para ter um barco personalizado e seguro, as embarcações mais antigas começaram a receber melhorias estéticas e construtivas para aumentar a performance e melhorar a interação das pessoas à bordo. E agora, mais uma vez, o cenário demonstra uma escassez de profissionais especializados para todo e qualquer tipo de serviços náuticos.
Para reformar uma embarcação mais antiga é muito provável que o proprietário da mesma deva entrar em uma fila de 6 meses. Para arrumar o motor de uma lancha, o cliente deve esperar de 2 a 3 meses, e assim por diante.
O mercado é um oceano de oportunidades que requer profissionais especializados e preparados, pois uma embarcação carrega vidas à bordo e o que é para ser um dia de lazer, aos cuidados negligenciados, pode se tornar uma verdadeira tragédia.
Foto: Profissional qualificado - Fábrica NHD Boats
Dica: busque sempre profissionais experientes ou com conhecimento aprofundado no assunto. Não coloque sua vida na mão de pessoas sem nenhum ou com o mínimo de conhecimento para fazer alteração em sua embarcação, pois se tem um ditado popular verdadeiro é aquele que diz: “o barato sai caro, sempre”.
REDAÇÃO: Marco Schmidt, professor e sócio proprietário da Workead Cursos