Vem aí um espaço totalmente online para aprendizado náutico com especialistas de todo o Brasil. Fique Ligado!

Barcos: você sabe o que é TIE?

Entenda para que serve o TIE, documento obrigatório emitido pela Marinha que regulariza embarcações no Brasil e precisa ser renovado periodicamente.

Ver resumo
Se você acompanha o setor náutico já ouviu falar do TIE, o Título de Inscrição de Embarcação que é emitido ao proprietário se todas as documentações estiverem em conformidade. Saiba mais!

Se você acompanha o setor náutico já ouviu falar do TIE, o Título de Inscrição de Embarcação que é emitido ao proprietário se todas as documentações estiverem em conformidade. O TIE ou TIEM (Título de Inscrição de Embarcação Miúda) tem validade de cinco anos, após esse período a renovação é necessária.

O cadastro da embarcação antes da emissão do TIE/TIEM é realizado no sistema de gerenciamento de embarcações da Marinha com uma análise completa e rigorosa de todas as documentações, de acordo com as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM). O serviço é realizado pelas Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências. A taxa do serviço é de 30 reais, no momento desta publicação.

Barcos: você sabe o que é TIE?

 

LEIA TAMBÉM 

Por que a velocidade dos barcos é medida em nós?
Quanto de combustível uma lancha consome?

 

 

Confira outras Noticias relacionadas

Remada Viking: o legado náutico que conquistou a Copa

A comemoração da torcida da Noruega vai muito além do futebol e resgata séculos de tradição marítima dos lendários navegadores vikings.

Azimut Yachts aposta no Brasil e destaca Azimut 25 Metri como símbolo de inovação e luxo nacional

Em entrevista exclusiva, Carlo Sisto fala sobre os 26 anos da Azimut no Brasil, os investimentos no estaleiro de Itajaí, a geração de empregos e os diferenciais da Azimut 25 Metri.

Iate de Neymar pode ultrapassar R$ 150 milhões e movimenta o mercado náutico

O novo iate de Neymar combina heliponto homologado, projeto exclusivo, refit completo e tecnologia de alto padrão, consolidando-se entre as embarcações particulares mais sofisticadas do Brasil.

 

Morre Raquel Schaefer, cofundadora da Schaefer Yachts e referência da indústria náutica brasileira

Executiva participou da criação do estaleiro há 35 anos e teve papel importante na gestão e expansão da empresa no mercado nacional e internacional.

Grupo OKEAN apresenta Ferretti Yachts 850R reestilizada no Marina Itajaí Boat Show 2026

Estaleiro catarinense exibirá a nova configuração do iate de luxo durante o maior salão náutico do Sul do Brasil e também levará a Ferretti Yachts 720 ao evento.