Vem aí um espaço totalmente online para aprendizado náutico com especialistas de todo o Brasil. Fique Ligado!

Baleias Francas são avistadas na Baía de Todos os Santos

Resumo | Linha Fina do conteudo

Ver resumo
Na última sexta-feira, dia 9, um registro raro chamou a atenção na Baía de Todos os Santos, em Salvador. Duas baleias da espécie franca, uma adulta e seu filhote, foram avistadas na região, uma área onde até então não havia registros oficiais.

Na última sexta-feira, dia 9 de agosto, um registro raro chamou a atenção na Baía de Todos os Santos, em Salvador. Duas baleias da espécie franca, uma adulta e seu filhote, foram avistadas na região, uma área onde até então não havia registros oficiais dessa espécie, segundo o Instituto Baleia Jubarte. A baleia franca, classificada como espécie ameaçada de extinção, normalmente se reproduz nos litorais do sul e sudeste do Brasil, tornando sua presença em Salvador um evento inusitado.

Baleias Francas são avistadas na Baía de Todos os Santos

 Foto: Reprodução/TV Bahia

O avistamento ocorreu nas proximidades da rota do ferry-boat que opera na capital baiana. Por conta da presença das baleias, duas embarcações tiveram que alterar seus trajetos para evitar qualquer risco aos animais.

Biólogos do Instituto Baleia Jubarte estão monitorando de perto os cetáceos e buscam entender as razões que levaram esses animais a desviarem de seu habitat típico para alcançar o litoral baiano. A fêmea foi vista amamentando o filhote, um comportamento que requer precauções adicionais por parte das autoridades.

Baleias Francas são avistadas na Baía de Todos-os-Santos

Foto: Reprodução/redes sociais
 

Além disso, uma embarcação da Capitania dos Portos está sendo utilizada para monitorar o deslocamento das baleias e garantir sua proteção contra o tráfego marítimo intenso da região.

 

LEIA TAMBÉM

Conheça as regras para avistagem de baleias em embarcações

Marido de Ivete Sangalo é surpreendido por baleias em Salvador
 

Confira outras Noticias relacionadas

Real Powerboats lança a Real 38 Cabriolet nos 40 anos da marca

Estaleiro carioca celebra 40 anos de mercado com a apresentação dos novos modelos Real 37 Cabriolet e Real 38 Cabriolet, que unem desempenho, tecnologia e novas propostas de navegação.

Temperatura dos oceanos bate recorde em julho de 2026; entenda os impactos para o planeta

Superfície do mar nos oceanos fora das regiões polares atingiu média de 20,96°C em julho, segundo o Copernicus; aquecimento também foi observado no Atlântico e no Mediterrâneo.

O que são Cracas e como o ultrassom pode preveni-las?

Quem tem uma embarcação sabe: os cuidados com o casco vão muito além de uma questão estética. E se existisse uma forma de prevenir o problema das incrustações marinhas, em vez de simplesmente tratá-lo depois que ele já aconteceu?

Marinha realiza primeira Feira de Profissões no Rio de Janeiro; saiba como participar

Evento gratuito será realizado em 11 de setembro, na Escola Naval, e apresentará 20 formas de ingresso e oportunidades de carreira na Marinha do Brasil.

Motor de popa elétrico: como funciona, vantagens e como escolher

Motor de popa elétrico ganha espaço entre pescadores e navegadores que buscam uma navegação mais silenciosa, eficiente e prática, mas a escolha exige atenção à potência, bateria, autonomia e ao tipo de embarcação.