s

A iluminação no interior do barco

12 de julho, 2021

Imagem: 2021 Galeon 425 HTS

 

A iluminação influencia a forma como percebemos e interagimos com os ambientes, sem um bom projeto de iluminação é impossível alcançar a excelência no design de interiores de um barco. A luz interfere nos nossos padrões de sono, trabalho, relaxamento, nível de atenção e até na nossa saúde. Por isso, alterar os padrões de luz, sombra e cor pode deixar as pessoas mais confortáveis ou desconfortáveis em uma cabine, por exemplo.

No interior do barco a iluminação pode ser natural, aquela que vem de fora e adentra o ambiente por meio de gaiutas, visores ou tetos panorâmicos. Esse tipo de iluminação precisa ser controlado com cortinas, persianas ou películas para impedir o ofuscamento da visão, causado pelo excesso de luz. Ao controlar a iluminação natural, podemos deixar o ambiente mais escuro nos momentos de relaxamento ou bloquear totalmente para a pernoite, evitando que as pessoas acordem, pela manhã, com o excesso de claridade.

A iluminação do interior também pode ser artificial, que é aquela criada por spots, luminárias, luminárias de cortesia, fita de led e os vários materiais disponíveis no mercado. Essa iluminação tem algumas características importantes, como a temperatura da cor que diz respeito a tonalidade de cor que a lâmpada fornece ao ambiente e é medida na escala Kelvin (K), conforme a imagem abaixo:

Níveis de temperatura da cor (Imagem do Google)

 

E como isso funciona? As cores frias são mais utilizadas em ambientes para estimular a alta performance (remetem a tecnologia e futurismo); as cores quentes são mais utilizadas em ambientes de confraternização (remetem a tranquilidade); já as cores neutras são mais equilibradas, e por isso usadas em ambientes de atividades distintas.

O nível de iluminância também é importante (medido pelo Lux); assim, o arquiteto consegue controlar a intensidade do fluxo luminoso em um metro quadrado e saber se a luz na bancada da cozinha, mesa de refeições ou banheiro é suficiente para iluminar os momentos de uso.

No projeto de interiores de uma embarcação, a luz é que evidencia todas as cores e as formas tridimensionais do ambiente, enquanto os focos de iluminação direcionados evidenciam os materiais e texturas presentes nas superfícies do ambiente; por isso, pensar no conjunto é crucial para uma boa experiência a bordo.

A luz permite muito mais que apenas clarear o ambiente: criamos efeitos de luz e sombra que trazem elegância e conforto à embarcação... para isso trabalhamos com iluminação indireta em móveis, piso ou forro e com cenas na iluminação que é quando você pode escolher o número de luminárias que deseja acender de uma só vez e até controlar a intensidade delas.

 

Imagem: 2021 Galeon 425 HTS

 

As embarcações têm duas áreas distintas: a primeira é a íntima ou o interior onde as pessoas querem ter uma experiência de abrigo e conforto similar à de sua casa, por isso o projeto de iluminação é especifico para isso. A segunda área é a externa ou o cockpit onde as interações são ligadas ao mar e geralmente mais agitadas; nessa área, a iluminação pode ser mais pontual para destacar áreas específicas, como o painel de comando ou a área de refeições externa.

Na iluminação do cockpit é importante considerar o design da embarcação, um design esportivo precisa de uma iluminação fria que remete à tecnologia, a temperatura de cor é muito utilizada pela indústria; no geral, você pode notar o interior dos últimos carros de luxo ou jatos que a iluminação sempre é meio "futurista", de cor branca ou azulada.

A iluminação deficiente faz um ambiente parecer antiquado e sem vida, um projeto de iluminação não significa encher o ambiente de luminárias, mas sim criar a ambientação correta para valorizar todos os momentos a bordo.

 

Redação: Alice Ferreira | Imersão Estúdio 

 

Notícias anteriores

Conheça a compacta premium 190 Pro Series: lançamento da Ross Mariner

O estaleiro em ascensão no mercado náutico, Ross Mariner, acaba de lançar a compacta premium: 190 Pro Series. A embarcação é o upgrade da...

9 de abril, 2024
Conheça a compacta premium 190 Pro Series: lançamento da Ross Mariner
Roxy Marine terá jet elétrico em sua estreia no Rio Boat Show

A Roxy Marine, empresa de cotas náuticas, estreia no Rio Boat Show 2024 com um jet elétrico exposto em seu estande. Lançado neste ano, o Ventura Orca Performa...

9 de abril, 2024
Roxy Marine terá jet elétrico em sua estreia no Rio Boat Show
Tomás Knebelkamp: do vôlei ao jet

*Matéria veiculada na revista A Arte de Navegar.  Uma entrevista descontraída com quem encontrou um caminho no turismo náutico. Foto: Acervo p...

8 de abril, 2024
Tomás Knebelkamp: do vôlei ao jet

Conhecimento náutico nunca é demais!

Ver mais
9 de novembro, 2023
Qual é a diferença entre Milha Náutica e Milha Terrestre?
Qual é a diferença entre Milha Náutica e Milha Terrestre?

Quando se trata de navegação, é fundamental entender a diferença entre milhas náuticas e milhas terrestres.  Milha Náutica Uma milha náutica é uma unidade de ...

30 de outubro, 2023
Enjoo em alto mar: como prevenir e lidar com ele a bordo
Enjoo em alto mar: como prevenir e lidar com ele a bordo

Quem já enfrentou o enjoo em alto mar sabe como ele pode transformar um passeio agradável em uma experiência desconfortável. No entanto, existem maneiras de prevenir e combater esse problema de forma ef...

Newsletter Compre Náutica

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo náutico.