
Uma operação da Marinha do Brasil mobilizou equipes na Praia da Macumba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, após o navio-patrulha “Marlim” apresentar problemas técnicos durante uma missão de apoio logístico.
De acordo com informações divulgadas pela Marinha, a embarcação registrou falha no sistema de propulsão enquanto participava das ações de suporte à Embarcação de Desembarque de Carga Geral (EDCG) “Guarapari”. Com o mar agitado na região, o navio acabou sendo levado para próximo da faixa de areia.
Segundo a corporação, a situação teve início na segunda-feira (9), quando o navio Guarapari realizou uma abicagem na Praia da Macumba. A manobra — que consiste em aproximar deliberadamente a proa da embarcação da areia — foi feita de forma controlada e por necessidades operacionais, conforme informou a Marinha.
Ainda de acordo com a instituição, a retirada do Guarapari já foi concluída com sucesso.
Falha técnica afetou embarcação de apoio
Durante as ações para dar suporte à operação, o navio-patrulha “Marlim”, que auxiliava na logística da retirada, apresentou problemas na propulsão.
Em razão das condições meteorológicas e do estado agitado do mar, a embarcação acabou sendo levada para a faixa de areia, o que exigiu uma nova operação para sua retirada.
A Marinha informou que as tripulações permaneceram em segurança durante toda a operação e que não houve registro de poluição hídrica.
Praia da Macumba é conhecida por mar agitado

Localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Praia da Macumba é conhecida pelas ondas fortes e pelas frequentes condições de ressaca, especialmente durante a passagem de frentes frias.
O local é bastante procurado por surfistas e costuma registrar mar mais agitado em comparação com outras praias da capital fluminense, o que pode tornar operações marítimas próximas à costa mais desafiadoras em determinados períodos.
Nota da Marinha na íntegra
A Marinha do Brasil (MB) informa que foi concluída, com êxito, a manobra que retirou da faixa de areia a Embarcação de Desembarque de Carga Geral (EDCG) “Guarapari”. A abicagem do navio, ocorrida na segunda-feira (9), na praia da Macumba (RJ), foi deliberada e controlada, em decorrência de necessidades operacionais.
Durante as ações de apoio, o Aviso de Patrulha “Marlim”, que prestava suporte logístico à EDCG “Guarapari”, apresentou problemas na propulsão e, em razão das condições meteorológicas na região, a embarcação foi levada para faixa de areia. Equipes da Marinha permanecem na área adotando as providências necessárias para sua retirada.
A MB informa, ainda, que as tripulações permaneceram em segurança durante toda a operação e que não houve registro de poluição hídrica.





