Vem aí um espaço totalmente online para aprendizado náutico com especialistas de todo o Brasil. Fique Ligado!

Cervo é resgatado por pescadores em Saquarema e se acalma com touquinha de lã

Resumo | Linha Fina do conteudo

Ver resumo
Cervo é resgatado por pescadores em Saquarema e se acalma com touquinha de lã!
Cervo é resgatado por pescadores em Saquarema e se acalma com touquinha de lã
Foto: Luiz Antônio de Oliveira/Reprodução

Uma cena curiosa surpreendeu pescadores na Lagoa de Araruama, em Saquarema (RJ): um cervo nadando a cerca de um quilômetro da margem. O animal, visivelmente exausto e desorientado, foi socorrido por dois pescadores, que usaram uma estratégia inusitada para acalmá-lo durante o trajeto de volta à terra firme — uma touquinha de lã.

O resgate aconteceu na tarde da última sexta-feira (24). Luiz Antônio, um dos pescadores envolvidos, contou que ele e um amigo estavam no meio da pescaria quando notaram algo estranho na água. Ao se aproximarem, perceberam que se tratava de um cervo. O animal, que não é comum na região, nadava com dificuldade, aparentemente perdido e sem rumo.

Com bastante cautela, os pescadores conseguiram laçá-lo com uma corda e colocá-lo no barco. No entanto, o cervo ficou bastante agitado ao se ver em um ambiente tão diferente do seu habitat. Foi então que Luiz teve a ideia de usar sua própria touca para cobrir a cabeça do animal, inclusive os olhos — uma técnica simples, mas eficaz, que ajudou a acalmá-lo.

“Ele estava muito cansado, então peguei com cuidado. A touca serviu para bloquear a visão dele e tranquilizá-lo. Fiquei ao lado dele o tempo todo até chegarmos à margem”, relatou Luiz. O animal foi solto em uma área de mata próxima à lagoa.

Cervo é resgatado por pescadores em Saquarema e se acalma com touquinha de lã
Foto: Luiz Antônio de Oliveira/Reprodução


Cervos em Saquarema?

Apesar de não serem nativos da região, a presença de cervos em Saquarema não é exatamente uma novidade. Desde o ano passado, moradores têm relatado aparições desses animais circulando pelas ruas da cidade. A principal suspeita é que alguns deles tenham escapado de propriedades particulares.

A Guarda Ambiental de Saquarema reforça que, apesar de parecerem dóceis, os cervos são extremamente sensíveis ao estresse e podem até morrer em situações de pânico. Por isso, a recomendação é não se aproximar e acionar os órgãos competentes em caso de avistamento. As equipes seguem monitorando a área para tentar localizar e resgatar com segurança os animais que ainda possam estar soltos.

Confira outras Noticias relacionadas

Remada Viking: o legado náutico que conquistou a Copa

A comemoração da torcida da Noruega vai muito além do futebol e resgata séculos de tradição marítima dos lendários navegadores vikings.

Azimut Yachts aposta no Brasil e destaca Azimut 25 Metri como símbolo de inovação e luxo nacional

Em entrevista exclusiva, Carlo Sisto fala sobre os 26 anos da Azimut no Brasil, os investimentos no estaleiro de Itajaí, a geração de empregos e os diferenciais da Azimut 25 Metri.

Iate de Neymar pode ultrapassar R$ 150 milhões e movimenta o mercado náutico

O novo iate de Neymar combina heliponto homologado, projeto exclusivo, refit completo e tecnologia de alto padrão, consolidando-se entre as embarcações particulares mais sofisticadas do Brasil.

 

Morre Raquel Schaefer, cofundadora da Schaefer Yachts e referência da indústria náutica brasileira

Executiva participou da criação do estaleiro há 35 anos e teve papel importante na gestão e expansão da empresa no mercado nacional e internacional.

Grupo OKEAN apresenta Ferretti Yachts 850R reestilizada no Marina Itajaí Boat Show 2026

Estaleiro catarinense exibirá a nova configuração do iate de luxo durante o maior salão náutico do Sul do Brasil e também levará a Ferretti Yachts 720 ao evento.