Vem aí um espaço totalmente online para aprendizado náutico com especialistas de todo o Brasil. Fique Ligado!

Paraná propõe cobrança de IPVA para barcos a partir de 2025

Resumo | Linha Fina do conteudo

Ver resumo

Paraná propõe cobrança de IPVA para barcos a partir de 2025

Em uma sessão realizada ontem, dia 2, a Assembleia Legislativa do Paraná apresentou um projeto de lei que pode alterar a cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no estado. Se aprovado, o projeto passará a tributar embarcações e aeronaves particulares com uma alíquota de 3,5% sobre o valor de mercado desses bens, a partir de 2025.

Atualmente, o IPVA incide apenas sobre veículos terrestres, como carros, motos e caminhões, mas a proposta apresentada pelo governo estadual busca ampliar a base de arrecadação, incluindo também veículos aquáticos e aéreos de uso particular. O projeto segue em processo de tramitação na Assembleia Legislativa e precisa passar por regulamentação antes de ser efetivado.

"Constitucionalmente, o IPVA é de competência estadual, permitindo que cada estado defina sua alíquota. Com a reforma tributária, busca-se organizar essa cobrança, mas o Paraná está avançando e querendo cobrar o imposto, o que pode gerar confusão, já que outros estados, como Santa Catarina, podem adotar regras diferentes, tornando a situação mais complicada, especialmente por ser em caráter de urgência", apontou Luiz Omar Gabardo, doutor em administração e ex-professor universitário de finanças e gestão pública.

 

O que muda para os proprietários?

Se a proposta for aprovada, proprietários de embarcações e aeronaves particulares terão que pagar o IPVA, que será calculado com base em uma alíquota de 3,5% sobre o valor de mercado desses bens.

 

Próximos Passos

O projeto apresentado ontem ainda precisa passar por regulamentação e aprovação para que a cobrança se torne oficial. Caso a medida seja confirmada, a nova cobrança pode começar a valer em 1º de janeiro de 2025, mas o processo legislativo ainda está em andamento.

 

Confira outras Noticias relacionadas

Dia Mundial do Rock: os iates e superiates que conquistaram as lendas da música

De Billy Joel a Jon Bon Jovi, astros do rock e da música internacional mostram que a paixão pelo mar vai muito além dos palcos.

Remada Viking: o legado náutico que conquistou a Copa

A comemoração da torcida da Noruega vai muito além do futebol e resgata séculos de tradição marítima dos lendários navegadores vikings.

Azimut Yachts aposta no Brasil e destaca Azimut 25 Metri como símbolo de inovação e luxo nacional

Em entrevista exclusiva, Carlo Sisto fala sobre os 26 anos da Azimut no Brasil, os investimentos no estaleiro de Itajaí, a geração de empregos e os diferenciais da Azimut 25 Metri.

Iate de Neymar pode ultrapassar R$ 150 milhões e movimenta o mercado náutico

O novo iate de Neymar combina heliponto homologado, projeto exclusivo, refit completo e tecnologia de alto padrão, consolidando-se entre as embarcações particulares mais sofisticadas do Brasil.

 

Morre Raquel Schaefer, cofundadora da Schaefer Yachts e referência da indústria náutica brasileira

Executiva participou da criação do estaleiro há 35 anos e teve papel importante na gestão e expansão da empresa no mercado nacional e internacional.